MUIRAQUITÃ - Revista de Letras

2ª CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

 
A chamada para submissão de trabalhos à MUIRAQUITÃ foi prorrogada.
Os interessados em submeter trabalhos devem fazê-lo até 15 de julho de 2012, encaminhando material para o NOVO endereço eletrônico: muiraquita.revistadeletras@gmail.com
_ _ _
 
A Revista MUIRAQUITÃ é um periódico da FAEL, que tem como objetivo a publicação de trabalhos acadêmicos de graduandos ou graduados dos Cursos de Letras.

Outras informações importantes:

1) A temática dos textos deve estar relacionada a pelo menos uma das quatro áreas das Ciências da Linguagem: Literatura, Linguística, Linguística Aplicada e Culturas Gerais da Linguagem;
2) Os trabalhos podem ser artigos científicos, ensaios, resenhas (de livros publicados há, no máximo, três anos), relatos de experiência em língua portuguesa;
3) Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados anteriormente; e devem ser recomendados por um(a) professor(a) da instituição de origem. 

As NORMAS PARA PUBLICAÇÃO dos trabalhos na Revista Muiraquitã estão disponíveis abaixo.



 *     *     *


UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITARIO DE MARABÁ
FACULDADE DE ESTUDOS DA LINGUAGEM
NUCLEO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS ARAGUAIA-TOCANTINS


NORMAS DA REVISTA MUIRAQUITÃ

1. O(s) autor(es) deve(m) ser aluno(s) de graduação dos Cursos de Letras, ou formados há, no máximo, um ano, não estando vinculados a nenhum programa de pós-graduação strictu sensu.

2. A temática dos textos deve estar relacionada a pelo menos uma das quatro áreas das ciências da Linguagem: Literatura, Linguística, Linguística Aplicada e Culturas Gerais da Linguagem.

3. Os trabalhos podem ser artigos científicos, ensaios, resenhas (de livros publicados há, no máximo, três anos) ou relatos de experiência,  redigidos em língua portuguesa.

4. O trabalho deve ser recomendado por um(a) professor(a) da instituição de origem. Não há necessidade de elaborar o texto em conjunto com esse professor(a), nem tê-lo(a) como orientador(a), apenas solicitar-lhe a leitura do trabalho e, caso o parecer seja favorável, indicá-lo para publicação.

5. O material para publicação deve ser encaminhado aos editores da revista por via eletrônica, anexado a um e-mail, para o endereço eletrônico muiraquita.revistadeletras@gmail.com. Somente serão aceitos trabalhos em formato .doc ou .docx, via e-mail. Os trabalhos devem estar acompanhados da recomendação de um(a) professor(a) (conforme estabelecido no item 4). Os trabalhos devem ser encaminhados até o dia 15 de julho de 2012.

6. O autor deve informar filiação (instituição de origem, unidade/centro/instituto, faculdade, cidade, estado), endereço residencial, nome completo, telefone e e-mail para contato, dentro do e-mail que será enviado com o material para publicação anexado.

7. Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados anteriormente.

8. O conteúdo dos trabalhos submetidos é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).


NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

1. Resenhas de livros e relatos de experiência devem ter, no máximo, 10 páginas.

2. Artigos científicos e ensaios devem conter, no mínimo, 05 páginas, e no máximo 15 páginas.

3. Os trabalhos devem ser digitados com o processador de texto MICROSOFT WORD FOR WINDOWS e apresentar a seguinte formatação:

a) Fonte da letra: Times New Roman;
b) Tamanho da fonte: 12;
c) Espaçamento entre linhas: 1,5;
d) Tamanho do papel: Folha A4 (210mm x 297mm);
e) Margens padrão do Word: superior e esquerda = 3 cm, inferior e direita = 2,0 cm;
f) O título deve figurar no topo da primeira página, centralizado, em letras maiúsculas (caixa alta) e em negrito.
g) Nome completo do(s) autor(es), justificado à direta, dois espaços abaixo do título, com uma nota de rodapé indicando o minicurrículo do(s) autor(es): nome da instituição de origem, atual situação acadêmica (se é graduando ou graduado), e e-mail para contato.
h) Resumo: o resumo deve apresentar de forma concisa, em um único parágrafo, os objetivos, referenciais teóricos, a metodologia e os resultados alcançados, não ultrapassando 200 palavras. Não deve conter citações. Deve ser antecedido da palavra “Resumo” em negrito, e digitado em espaçamento simples, com margens justificadas, sem recuo, dois espaços abaixo do nome do(s) autor(es).
i) Palavras-chave: um espaço abaixo do resumo, devem constar entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, antecedidas da expressão “Palavras-chave” em negrito.

j) O texto propriamente dito:

Títulos e subtítulos de cada seção devem estar sem adentramento e em negrito, e apenas a primeira letra da seção deve ser maiúscula.

Citações com mais de três linhas devem ter recuo de 4 cm da margem esquerda, não devem apresentar aspas nem recuo na margem direita, e devem ser separadas do corpo do texto por dois espaços acima e abaixo. A fonte e o tamanho da fonte do texto da citação devem ser Times New Roman (mesma fonte do corpo do texto), tamanho nº 10 (menor que o tamanho da fonte do corpo do texto); e o espaçamento entre as linhas da citação deve ser simples;

Citações com até três linhas podem aparecer no corpo do texto e devem apresentar aspas;

• Cada citação deve ser acompanhada do sobrenome do autor, ano de publicação e página.
Exemplo 1: citação no corpo do texto: Brown (1994, p. 15).
Exemplo 2: citação em recuo: (BROWN, 1994, p. 15), ao final da citação.

Palavras estrangeiras devem ser destacadas em itálico;

j) Notas de rodapé: a numeração das notas é feita em algarismos arábicos, sobrescritos no fim da palavra ou expressão dentro do texto, em ordem sequencial. As notas explicativas, restritas ao mínimo, deverão ser digitadas em fonte Times New Roman, tamanho nº 10, e com margens justificadas.

l) Gráficos e tabelas: devem vir acompanhados de legenda explicativa em fonte Times New Roman, tamanho nº 10. As tabelas devem ter um número em algarismo arábico, sequencial, na parte superior da tabela, à esquerda da página, precedido da palavra “Tabela”. Tabelas e gráficos não devem ser salvos como imagem.

m) Referências: lista ordenada dos documentos efetivamente citados no texto. As referências bibliográficas devem ser digitadas em ordem alfabética no final do texto, em fonte Times New Roman, tamanho nº 12, com espaçamento simples e um espaço entre cada referência. Observe os modelos abaixo:

1 LIVROS
1.1 Livro com um autor
Indica(m)-se o(s) autor(es) pelo último sobrenome, em letras maiúsculas, seguido(s) do(s) prenome(s) e outro(s) sobrenome(s), abreviados ou não.
SILVA, K.A. Crenças, discursos & linguagem. Campinas: Pontes, 2010.

1.2 Livro com dois ou três autores
Quando houver dois ou três autores, os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula, seguido de espaço.
ALVAREZ, M.L.O.; SILVA, K.A. Perspectivas de investigação em linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2008.

1.3 Livros com mais de três autores
Quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão latina et al.
LLOBERA, M. et al. Competencia comunicativa: documentos básicos em la enseñanza de lenguas extranjeras. Madri: Edelsa, 1995.

1.4 Capítulo de livro
SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor do capítulo. Título: subtítulo (se houver) do capítulo. In: AUTOR DO LIVRO (tipo de participação do autor na obra, Org(s), Ed(s) etc. se houver). Título do livro: subtítulo do livro  (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação. paginação referente ao capítulo.

BARCELOS, A.M.F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino-aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A.M.F.; ABRAHÃO, M.H.V. Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas: Pontes, 2006, p. 15-45.

Obs.: O destaque é para o título do livro, e não para o título do capítulo. Quando se referencia várias obras do mesmo autor, substitui-se o nome do autor por um traço equivalente a seis espaços.

1.5 Livro de responsabilidade intelectual diferente de autor
Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, em coletâneas de vários autores, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida pela abreviatura singular do mesmo (organizador, coordenador, editor etc.), entre parênteses.

BARCELOS, A.M.F. (Org.). Linguística Aplicada: reflexões sobre ensino e aprendizagem de língua materna e língua estrangeira. Campinas: Pontes, 2011.

2 DISSERTAÇÃO OU TESE
SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida. Local e data de defesa.

BROCCO, A.S. 2009. A gramática no contexto teletandem e nos livros didáticos de português como língua estrangeira. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, Universidade do Estado de São Paulo, São José do Rio Preto. 2009.

3 DICIONÁRIO
SOBRENOME, PRENOME abreviado  Título do dicionário: subtítulo (se houver). Edição (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação.

FERREIRA, A. B. H. Aurélio século XXI: o dicionário da Língua Portuguesa. 3. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

4 ARTIGO DE PERIÓDICO
SOBRENOME, PRENOME (abreviado); SOBRENOME, PRENOME (abreviado). Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, Local de publicação, volume, número ou fascículo, paginação, data de publicação do periódico.

CORACINI, M.J.R.F. Língua estrangeira e língua materna: uma questão de sujeito e identidade. LETRAS & LETRAS, v.14, n.1, 1998, p 153-169.

5 ARTIGO PUBLICADO EM PERIÓDICO ELETRÔNICO
SOBRENOME, PRENOME(s) abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. <endereço da URL>. Data de acesso: 

PAIVA, V.L.M.O.  Aquisição e complexidade em narrativas multimídia de aprendizagem. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. v. 8, n. 2, 2008, p. 321-339. Disponível em: <www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/Ingles/paiva.pdf>. Acesso em 10 ago. 2011.

6 ENTREVISTA/ DEPOIMENTO
SOBRENOME, PRENOME abreviado do entrevistado. Título: subtítulo (se houver) do artigo: depoimento. [data da publicação do documento]. Local de publicação: nome do documento. Entrevista concedida a fulano de tal. 

SILVA, A. A. Mulheres no ataque: depoimento. [9 de junho, 1996]. São Paulo: Revista da Folha de São Paulo. Entrevista concedida a Cristiana Couto.

7 TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO
SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver) In: NOME DO EVENTO, número, ano. Local de realização do evento. Anais... Local de publicação dos resumos: Editora, ano, paginação. 

MUSSALIM, F. Análise do discurso literário: campo discursivo e posicionamento na interlíngua. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2011, Curitiba. Anais do VII Congresso Internacional da Abralin. Curitiba: ABRALIN, 2011. p. 1451-1465.

8 DOCUMENTOS LEGISLATIVOS
JURISDIÇÃO (ou cabeçalho da entidade no caso de se tratar de normas), título. Edição. Local: Editora, ano. Total de páginas.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Imprensa Oficial, 1988. 175 p.

9 DOCUMENTOS DE ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS
NOME GEOGRÁFICO (país, estado ou município). Órgão Governamental da Administração. Subordinação Hierárquica (quando houver). título. Edição. Local: Abreviação do órgão governamental responsável pela edição, ano. Total de páginas.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998. 107 p.

*     *     *

A Revista Muiraquitã se reserva o direito de proceder a modificações que visem à acomodação do texto no projeto gráfico da revista. Em hipótese alguma a Comissão ou o Conselho Editorial modificará palavras ou o conteúdo do texto, sem autorização prévia do autor. As modificações referidas se restringem à formatação e ao layout.

O envio do trabalho pressupõe concordância com todos os itens acima. Textos enviados fora do prazo ou em desconformidade com as Normas de Publicação serão devolvidos.

Dúvidas, sugestões e questões relativas a casos omissos deverão ser encaminhadas ao novo e-mail muiraquita.revistadeletras@gmail.com.